Balcão da Inclusão

​O Balcão da Inclusão tem como missão a informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que direta ou indiretamente intervêm na área deficiência.

​Neste contexto, disponibiliza informação por telefone, por escrito e presencialmente* sobre os direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor, sobre os recursos existentes e também procede ao encaminhamento e mediação/sensibilização junto dos diferentes serviços e organismos que no âmbito da sua missão têm competências nas matérias referidas para a resolução das situações apresentadas.

 

As principais temáticas são:

- Acessibilidade

- Atendimento prioritário

- Atestado Médico de Incapacidade Multiúso

- Benefícios fiscais

- Cultura, desporto e lazer

- Educação

- Emprego e formação profissional

- Estacionamento

- Habitação

- Intervenção Precoce

- Modelo de Apoio à Vida Independente

- Não discriminação

- Parentalidade

- Prestação Social para a Inclusão

- Produtos de apoio/Ajudas técnicas

- Proteção Social

- Saúde

 

Serviço de Ação Social do Município de Borba

Praça da República

7150-249 Borba

Telf.: 268 891 630

Fax: 268 894 806

 

Técnico responsável pelo Balcão da Inclusão: Dra. Sofia Alexandra Dias

E-mail: sdias@cm-borba.pt​

 ​


Diagnóstico de Acessibilidades «Borba + Acessível»

No âmbito da área de competências do “Balcão da Inclusão” do Município de Borba, surgiu a necessidade em identificar, testar e diagnosticar acessibilidades e barreiras arquitetónicas existentes no respetivo concelho. 
O Projeto assenta na identificação e levantamento de necessidades para pessoas com deficiência e/ou mobilidade condicionada, ao nível das acessibilidades e das barreiras arquitetónicas dos espaços e serviços de uso público (via pública, serviços públicos e serviços de utilidade pública) no concelho de Borba.
Através de uma metodologia de ação centrada ao nível das necessidades sentidas na «primeira pessoa», durante os meses de julho e outubro serão testadas as acessibilidades e/ou barreiras arquitetónicas das diversas estruturas físicas e dos vários contextos de utilidade pública do concelho de Borba,  realizando-se várias visitas divididas de acordo com os parâmetros a diagnosticar.
No âmbito das visitas realizar-se-ão um conjunto de atividades/ações complementares que visam enriquecer as visitas, sensibilizando a comunidade para esta questão tão importante das acessibilidades, que se constitui como uma condição fundamental para a qualidade de vida das pessoas.
De forma a distinguir os espaços com acessibilidade foram entregues dísticos com a menção «Espaço + Acessível».  Os espaços que não reuniam à data da visita estas características têm a possibilidade de corrigir as barreiras verificadas e à posteriori ser-lhes-á atribuído o referido dístico.  

Espaços + Acessíveis:
(em atualização)


​​