Skip to main content

Exposição de pintura – Dorine Jansen & Elsa Frigge

Atualizado em 19/05/2025

A pintura volta ao Celeiro da Cultura já no próximo dia 29 de maio!
Inauguramos uma coletiva de pintura, trabalhos com a assinatura de duas artistas dos Países Baixos mas radicadas no Alentejo há vários anos.
A Inauguração está marcada para as 18 horas e conta com a presença das duas pintoras.
Fica o convite!
Contamos convosco!

Dorine Jansen
Dorine Jansen nasceu na cidade de Nijmegen, nos Países Baixos. Desde 2009, vive em Rio de Moinhos (Borba), no belo Alto Alentejo, em Portugal.
Depois de estudar na Academia Pedagógica, trabalhou na área da educação.
Sempre à procura de uma forma de se expressar criativamente, entrou em contacto com a técnica do “ponto”, onde pontos de tinta são colocados em padrões sobre uma superfície.
Em 2021, a sua atenção voltou-se para esta técnica e, a partir daí, descobriu cada vez mais oportunidades para, como diz, “brincar com a tinta”.
Para além da tela de pintura, faz os seus padrões em tudo o que possa ser pintado.
O trabalho de Dorine é uma procura de harmonia e equilíbrio, na cor e na forma. Para preparar os trabalhos utiliza algumas ferramentas como um transferidor, um compasso e uma régua para traçar “linhas de apoio” na tela.
Uma vez no trabalho, os padrões formam-se espontaneamente em torno deste esqueleto de linhas. Com uma paciência e uma concentração quase infinitas, a tela é preenchida com pequenos pontos, pérolas de tinta acrílica.
Prefere trabalhar em círculos, como uma figura geométrica ou uma mandala, com o círculo a representar o infinito; uma circularidade e repetição que não é interrompida.
Ocasionalmente, realiza trabalhos figurativos.