Como sustentar as árvores que nos sustentam?
À escuta: folha volante é um projeto que procura, através de um trabalho itinerante e fragmentário de cartografia afetiva com comunidades locais, traçar e mapear árvores do passado, do presente e do futuro, assim como as relações com elas estabelecidas. Partindo de trabalho realizado em itinerância da equipa por várias localidades do concelho de Borba, de trabalho realizado com um grupo de jovens e da colaboração com parceiros culturais e científicos, o projeto irá desenvolver uma cartografia de múltiplas camadas, baseada na ideia de “folha volante” (folhetim ou panfleto efémero) que passa de mão em mão e que poderá ter um carácter contagiante ou mobilizador: folha a folha criam-se ramos, árvores e, quem sabe, florestas.
A apresentação deste trabalho terá um formato híbrido de performance-instalação-assembleia em que a construção artística (performance-instalação) encaminha para momentos de reflexão conjunta (assembleia) e em que esta reflexão abre novos espaços para a criação artística.
O projeto irá decorrer entre 23 de setembro e 15 de outubro, terá dois workshops em dois fins de semana e sessões no decorrer da semana mediante a disponibilidade de cada um dos participantes.
Nos dias 14 e 15 de outubro serão apresentados os resultados deste trabalho numa performance-assembleia para a qual todos são convidados a participar.
O primeiro encontro acontece dia 23 de setembro às 10h00 na Biblioteca Municipal de Borba (Rua 13 de Janeiro, Borba). A participação é livre e para todos os jovens entre os 13 e os 18 anos.
Ficha Artística
Conceção: Corinna Lawrenz, Joana Sá, Luís J. Martins
Criação e dinamização: Corinna Lawrenz, Joana Sá, Luís J. Martins, Lucas Tavares
Textos: Corinna Lawrenz, Joana Sá
Instalação: Luís J. Martins
Vídeo: Lucas Tavares
Design: Ana Viana
Produção: executiva Menos Muito Mais / Helena Maia
Produção: À escuta
Coprodução: Teatro Nacional D. Maria II em parceria com Fundação Calouste Gulbenkian
Calendário
Workshops
23 de setembro, 10h00 às 13h00
1 de outubro, 11h00 às 13h00
Apresentação pública:
14 e 15 de outubro, horário a confirmar
Inscrições
nome completo, data de nascimento, email, telefone
Sobre o projeto À ESCUTA
À escuta é uma iniciativa de criação artística e reflexão interdisciplinar que parte de uma noção de escuta enquanto relação de ressonância com o “outro” e enquanto proposta de relacionamento entre comunidades locais, diversas áreas científicas, movimentos cívicos da região e artistas.
A iniciativa foi criada em 2021 por Joana Sá e Luís J Martins com o projeto à escuta: catálogo poético, na pequena aldeia de Frádigas (Vide e Cabeça, Seia). A partir de trabalho desenvolvido com a comunidade, com parceiros científicos e movimentos cívicos, e em colaboração com o coletivo/workshop de arquitetura e construção Camposaz, os dois músicos criaram diversas instalações e performances, que convidavam à escuta e a diferentes experiências da aldeia e do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) envolvente.
Em 2022, dá-se continuidade a este trabalho com à escuta: Casa Floresta – projeto de pesquisa, reflexão e criação artística em torno da floresta, concebido por Joana Sá, Luís J Martins, Corinna Lawrenz e Nik Völker. Desenvolvido a partir da Casa da Guarda florestal dos Covões (Balocas, Vide, Seia), com as comunidades das aldeias da sua envolvente e de Figueiró da Serra (Gouveia), o projeto conta ainda com colaboradores de diversas áreas (filosofia, antropologia, biologia, história, arquitetura, etc.), procurando refletir sobre o que poderá querer dizer ‘guardar uma floresta’ nos nossos dias. O projeto decorreu nestes territórios entre junho e setembro de 2022, contando com espetáculos em contextos urbanos a partir de novembro de 2022.
ODISSEIA NACIONAL
A “Odisseia Nacional” do Teatro Nacional D. Maria II é uma iniciativa que, em 2023, estará presente em todas as regiões de Portugal, com centenas de propostas agrupadas em cinco programas: Peças (espetáculos), Atos (projetos de participação), Frutos (atividades para o público escolar), Cenários (eventos de pensamento), Nexos (formação) — e ainda uma Exposição.
“Folha Volante” integra o programa Atos no âmbito da “Odisseia Nacional” do Teatro Nacional D. Maria, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. Saiba mais em www.tndm.pt.