Início > MUNÍCIPE > Áreas de Ação > Ação Social > Projetos Sociais > Gerações (in)dependentes
Programa de Prevenção e Intervenção nos Comportamentos de Risco.
Primeira fase: Constituição do Grupo de Prevenção e Intervenção nos Comportamentos de Risco e definição dos instrumentos necessários à elaboração do Diagnóstico Concelhio sobre Comportamentos de Risco.
Segunda fase: Serão dinamizadas sessões de capacitação para os agentes locais (entidades e organizações), sessões de capacitação para as famílias sinalizadas, sessões de capacitação para crianças e jovens e, serão também dinamizadas campanhas de sensibilização para a comunidade sobre as temáticas abordadas ao longo do Projeto. Nesta segunda fase será também aplicado o instrumento de recolha de dados, para posterior elaboração do Diagnóstico Concelhio sobre Comportamentos de Risco.
Terceira fase: Encaminhamento de jovens e adultos sinalizados no decorrer do Projeto para atendimento no CRI. Análise dos dados recolhidos e finalização do Diagnóstico Concelhio sobre Comportamentos de Risco. Pretende-se, ainda, proceder à elaboração de uma proposta de intervenção comunitária.
As bebidas alcoólicas são consideradas drogas lícitas.
Contudo são drogas psicoativas do tipo depressoras.
E o alcoolismo, o que é?
O alcoolismo trata-se de uma dependência que as pessoas têm ao álcool. Dependência física e psicológica. O alcoolismo descreve ainda qualquer tipo de consumo de álcool que cause problemas físicos ou mentais a quem consome.
Segundo o Inquérito Nacional de Saúde (INE, 2019), cerca de 6.2 milhões de pessoas (69.4%) com 15 ou mais anos fazem consumo de álcool. Em que 1.8 milhões consome diariamente; 1.9 milhões consome regularmente e 1 milhão consome ocasionalmente.
Problemas de alcoolismo, quando sinalizados e acompanhados atempadamente têm resultados muito positivos. Assim, caso verifique algum caso perto de si ou se identifique com estes problemas, deverá procurar ajuda. Pode pedir ajuda nos centros de saúde, hospitais ou centros de reabilitação.
Em Borba pode pedir ajuda a qualquer técnico ou colaborador das entidades ou organizações com atuação nas áreas da saúde ou de intervenção social.
As substâncias ilícitas são substâncias químicas, compostos químicos ou artificiais que manifestam efeito psicoativo no indivíduo. Além do efeito psicológico e social quando consumidas, atuam no cérebro por meio de neurotransmissores, podendo ser responsáveis pelas sensações de prazer, medo, dor e ansiedade. É exemplo a Cocaína, o Ecstasy, a Heroína, o Ópio, entre outras.
O consumo frequente deste tipo de substâncias provoca graves problemas ao nível da nossa saúde, tanto física como mental. Causam dependência e em casos mais severos e de consumo compulsivo levam ao problema da Toxicodependência.
Segundo o relatório mundial do escritório das Nações Unidas sobre drogas e crime (UNODC), “35 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de transtornos por uso de drogas, enquanto apenas uma em cada sete pessoas recebe tratamento”.
Problemas relacionados com o consumo de substância ilícitas, quando sinalizados e acompanhados atempadamente têm resultados muito positivos. Caso verifique algum caso perto de si ou se identifique com estes problemas, deverá procurar ajuda. Pode pedir ajuda nos centros de saúde, hospitais ou centros de reabilitação.
Em Borba pode pedir ajuda a qualquer técnico ou colaborador das entidades ou organizações com atuação nas áreas da saúde ou de intervenção social.