Equipa do Radar Social em pleno funcionamento desde o início do mês
Atualizado em 21/06/2024O Radar Social prevê a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local. Este sistema de georreferenciação social de ampla abrangência, tem como destinatários pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões.
Neste momento, a equipa do Radar Social de Borba encontra-se a desenvolver a primeira fase do seu trabalho, designadamente no que respeita à atualização dos instrumentos estratégicos e de planeamento, tais como o Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e outros documentos de extrema relevância neste contexto. Será também esta equipa, depois de um primeiro diagnóstico que elaborará as Normas de Funcionamento Interno da Casa Social de Borba – Casa de Acolhimento Temporário. A Casa Social de Borba irá abrir as suas portas muito em breve e contará com a permanência desta equipa a desempenhar funções na sua zona técnica.
O Município de Borba conseguiu através deste Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), constituir uma equipa de 3 elementos, com um montante máximo a financiar na operação de 169.302,59 €. A taxa de financiamento é de 100% sobre os custos elegíveis.