O teatro chegou a Borba hoje
Atualizado em 18/10/2024Mais de 120 jovens e idosos assistiram à peça – 25 de abril de 1974 – da “Mala Voadora”, com ator José Neves e encenação de Jorge Andrade.
O espetáculo integra o Programa Odisseia do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII) que passa este fim-de-semana em Borba!
Amanhã, há sessão para o público em geral, com entrada gratuita, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Borba (Aldeia Social), com início às 21.30H.
Este espetáculo recria a experiência de Smith a partir de imagens do 25 de Abril de 1974, como se a revolução fosse a encenação de um artista.
Para além de dar a conhecer os factos que garantiram a instauração de um regime democrático em Portugal, evidencia os mecanismos de construção ficcional e, designadamente, de construção de realidades manipuladas.
A sobreposição da voz de comando a uma realidade que já aconteceu cria uma situação que é também propícia à “des-banalização” das próprias imagens. Uma forma de manter intensas as imagens do 25 de Abril de 1974.
O projeto tem consultoria de Joaquim Furtado, diretor-coordenador de informação e programação da RTP durante vários anos, autor de séries documentais e o locutor que, na madrugada do dia 25 de abril de 1974, leu o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas, no Rádio Clube Português.
O espetáculo de hoje terminou com uma conversa dos alunos (oitavo e novo anos de Borba) e o encenador Jorge Andrade.