Casa Museu Interativa de Borba – O novo Museu de Borba abre portas dia 10 de junho
Atualizado em 07/06/2021O novo museu de Borba é um projeto cultural familiar e vai contar a história do Vinho da Talha da Família Rézio, pois é no rés-do-chão da antiga casa agrícola da Família, localizada no Centro de Borba, nas imediações da Igreja de Santo António, que “Casa Museu Interativa de Borba” está instalada.
A inauguração está marcada para o próximo dia 10 de junho e a abertura ao público a partir de dia 13. O novo museu faz uso das novas tecnologias para a partir da Antiga Adega de Talhas da família e contar a história de como eram as lides agrícolas, em especial, a viticultura e do vinho de talha desta família borbense.
No local foi produzido vinho de talha, para comercialização nas tabernas de Borba e da própria família até à década de 50, altura em que foi fundada a Adega Cooperativa de Borba, sendo a família uma das fundadoras da própria Adega.
O Museu – Casa Museu Interativa de Borba – pretende inovar com a tradição. Aqui pode-se experimentar e alargar o conhecimento através do contacto visual de objetos que eram usados para a produção do vinho, como usando dispositivos interativos que vão retratando a história de Vinho em Talha e da Família Rézio.
Para os mais novos, ao longo do percurso há acesso a jogos interativos que ao utilizarem de uma forma lúdica, alargam o seu conhecimento sobre esta tradição.
No final da visita há um Páteo onde o visitante poderá desfrutar, de uma explanada e de uma cafetaria com sabores e cheiros típicos da região.
Um espaço que permite outros eventos, como sejam recitais, concertos, noites de Fado, Exposições, casamentos, entre outros.
Um pouco da História desta Casa agora Museu pelas proprietárias:
Em 1936, esta casa foi legada por testamento do inicial dono ao nosso avô, seu sobrinho e afilhado. No dia 25 de dezembro de 1937 os nossos avós casaram, e fizeram desta casa a morada de família desde então.
Esta casa datada do século XIX, tem no seu piso térreo a adega de vinho com 46 talhas de barro originais, adega do vinagre, pátio, antiga cavalariça, poço e no piso superior a parte de habitação. Antigamente aqui se fazia vinho, vinagre e aguardente.
A adega laborou até à entrada em funcionamento da Adega Cooperativa de Borba em 1957.
Esta é uma casa com passado, mas à qual a Família Rézio quis dar um futuro, um futuro com história que só ganha a dimensão merecida quando e se partilhado com todos.