“Há Festa em Marte! Ou Fragmentos de um Filme em Construção”
Atualizado em 25/05/2023Assim se chama o Projeto que os alunos do 8º A do Agrupamento de Escolas de Borba / Escola EB 2,3 Padre Bento Pereira apresentam no próximo sábado, em Évora, nas “Aulas Públicas” que encerram o “Programa de Mediação Cultural nas Escolas”.
O Programa que acontece no âmbito do TRANSFORMA da CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central), partiu do desafio proposto ao Agrupamento de Escolas pelo Município de Borba, no sentido de acolher, durante quatro meses do último ano letivo, um artista na Escola, que trabalhando com alunos e docentes, pusessem em marcha um Projeto cultural na Escola.
O desafio é agora traduzido neste – Há Festa em Marte! Ou Fragmentos de um Filme em Construção – cuja sinopse o apresenta assim: “Num dia de festa em Marte joga-se futebol ao som de um piano, e as pessoas gritam “força borbense”. Que história é esta? É um filme que não é filme, dizem que não conta uma história, que não há história, que é completamente fantástico, que não é real. É tudo verdade! Quem são? Quem somos? Cada um de nós uma personagem, uma marioneta, um boneco feito de arame e plasticina.
Num mundo de imagens, de ecrãs, é preciso pensar a imagem. Antes de filmar é preciso ver alguma coisa. É preciso tempo para ver, ouvir, sentir, experimentar, errar. É preciso estar atento ao que nos rodeia, caminhar pela cidade, conversar com as pessoas, ouvir os outros. É preciso tempo para aprender.”
A proposta do projeto parte do universo dos Bonecos de Santo Aleixo, do seu património cultural e social, uma expressão artística popular com uma forte ligação a esta região, ao concelho de Borba.
O conjunto de atividades desenvolvidas com os alunos e alunas pretendeu promover a capacidade de refletir sobre o mundo que os/as rodeia, incentivar o diálogo com a comunidade (intergeracional, entre jovens e adultos), a partilha, a valorização coletiva e a reapropriação desta prática artística. Olhando para o passado para imaginar o futuro, através de um processo de realização coletiva de uma peça/ animação. Uma apropriação livre, a criação de uma narrativa contemporânea – o meu, o nosso lugar no mundo, em que cada aluno/a construiu uma personagem, um avatar/ um alter ego, para narrar experiências e preocupações pessoais e coletivas.
Em Borba, trabalharam neste projeto os alunos do 8º A, os Docentes: Maria João Brinquete (Português, Bibliotecária); João Luciano (Educação Tecnológica), Carla Franco (Educação Visual), Ana Marques e Maria Isabelinho (Cidadania) e Helena Branco (História), apoiados pelo artista Carlos Lima.
O Programa de Mediação Cultural nas Escolas, pretendeu desenvolver e implementar pedagogias criativas em contexto escolar, envolvendo docentes e alunos num trabalho conjunto com artistas e foi desenvolvido em nos agrupamentos de Escolas de Borba, Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo e Évora. Durante os quatro meses de realização do Programa, os artistas envolvidos exploraram e aplicaram em conjunto processos capazes de motivar os alunos e alunas e envolver a comunidade educativa no compromisso de uma educação para todos.
O Transforma é o Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, cujo principal objetivo do Transforma é estabelecer o Alentejo Central como uma região verdadeiramente inclusiva através do poder transformador da cultura.
É um Programa desenvolvido pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu no âmbito do Programa Operacional Alentejo 2020.
Foto do Prof. João Luciano