Borba embarca na “ODISSEIA” do Teatro Nacional D. Maria II
Atualizado em 24/05/2023O programa de descentralização cultural do Teatro Nacional chega ao nosso concelho em outubro (de 15 a 21) com o espetáculo “Nau Nau Maria” e a produção da equipa “À Escuta”, com atividades que visam o trabalho e a participação da comunidade.
Os trabalhos de preparação já começaram e recebemos a equipa ”À Escuta” para conhecimento do território e dos agentes de cultura locais.
Durante o ano de 2023, o Teatro irá disseminar a sua atividade artística, envolvendo as populações, os agentes culturais e as administrações autárquicas de mais de 90 concelhos. Tal como a epopeia homérica, esta Odisseia Nacional é também um retorno ao espaço onde sempre residiu a missão pública do D. Maria II: a amplitude do território nacional.
A programação desta odisseia procura democratizar exponencialmente a oferta teatral, fomentando a criação artística local, com projetos intergeracionais e inclusivos, que refletem a diversidade do país, a partir de escalas regionais. Propõe-se, ainda, a relacionar o pensamento contemporâneo com as identidades locais, aproximando as comunidades de novas linguagens artísticas.
Em 2023, o Teatro Nacional D. Maria II estará presente em todas as regiões de Portugal continental, Açores e Madeira, com uma programação que integra centenas de propostas agrupadas em cinco programas — Peças (espetáculos), Atos (projetos de participação), Frutos (atividades para o público escolar), Cenários (eventos de pensamento) e Nexos (formação) — e ainda uma Exposição.
Em breve daremos mais novidades!