Escuteiros de Vila Viçosa realizam PARADIGMA e PROMESSAS em Rio de Moinhos
Atualizado em 12/02/2022O Agrupamento 639 Vila Viçosa do Corpo Nacional de Escutas (CNE) realiza no fim-de-semana de 12 e 13 de fevereiro a sua atividade PARADIGMA em Rio de Moinhos (Borba).
O PARADIGMA nasceu de um sonho do Agrupamento 639 Vila Viçosa, sob o tema “Dar-me sem medida (…) Gastar-me sem esperar outra recompensa”, no ano de 2014 e pretende o Agrupamento mantê-lo vivo, não desistindo do sonho que os impele e ser melhor todos os dias.
A atividade contou, na abertura oficial de campo, com a presença do Chefe Nacional do CNE, do Chefe Regional, da Vereadora da Câmara Municipal de Borba, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, do Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos (Borba), bem como de outras instituições e amigos do Agrupamento.
Em campo estiveram cerca de 100 escuteiros de todas as secções (lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e dirigentes) com o objetivo de estar próximo das populações, criando laços de afetividade, de amizade, entrega e serviço à comunidade.
No domingo, decorrerá um momento muito especial, no qual 10 lobitos, 1 explorador, 9 pioneiros, 10 caminheiros e 2 dirigentes, irão fazer a sua “promessa”, assumindo um compromisso para com Deus, a Igreja e a Pátria, de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram”.
É sentimento do Agrupamento que neste tempo difícil e complicado, onde tudo é digital e virtual, fazer uma “promessa” com esta dimensão e perante a comunidade não é para todos. Só escuteiros, grandes na Alma e no Coração o fazem. É de uma coragem tremenda ser envolvido perante a comunidade, num ato tão rico e ao mesmo tempo tão bonito, simples e próximo…