Festa da Vinha e do Vinho 2014

Atualizado em 22/09/2020

Exmo (a).Senhor(a),

O Município de Borba, em parceria com a ERT – Alentejo, a CVRA e a ATEVA,concluiu, no passado dia 16 de Novembro, a edição 2014 da FESTA DA VINHA E DOVINHO.

Com a colaboração e ajuda de muitas pessoas e instituições realizamos uma grande FESTA, um evento impar para o concelho de Borba e para a região, momento alto de promoção e afirmação económica e cultural do Alentejo!

Durante os nove dias do evento, promovemos os vinhos de Borba e do Alentejo, a gastronomia, os produtos regionais certificados, o artesanato e as instituições Borbenses e não só, que a nós se associaram. Senão vejamos, foram 14 os produtores de vinhos que disseram presente, 4 os restaurantes (todos do concelho de Borba, mais de duas dezenas de artesãos a maioria trabalhando ao vivo), produtores de queijos, azeite, ameixas e mel, enchidos e doçaria tradicional e mais de uma dúzia de instituições e associações.

Ao nível cultural, a FESTA trouxe a Borba espetáculos únicos que muito alegraram os Borbenses e visitantes. Realizamos, em parceria com a Federação do Folclore Português, a 1ª Grande Mostra do Folclore de Além – Tejo, que juntou em Borba 6 grupos folclóricos, num total de mais de 300 pessoas; homenageamos o Fadista Borbense – João Rita (que nos deixou no início deste ano) e associamo-nos à Promoção do Cante Alentejano, no âmbito sua Candidatura a Património Cultural da Humanidade, acolhendo no primeiro dia do evento quatro Corais que animaram o Circuito das Tascas e a Festa. Pelos palcos da Festa passaram os concertos com a Banda Sinfónica e a Orquestra Ligeira do Exército,os “Diabo na Cruz”, o “Toy e a sua Banda”, o Encontro de Bandas Filarmónicas,de Cantadores de Saias e Dança Jovem, o Tributo aos Xutos e Pontapés e muitos outros grupos de música portuguesa que muito animaram a Festa.

Para além da animação no Pavilhão de Eventos e na sua envolvente, a Festa da Vinha e do Vinho saiu à rua e foi engrandecida com o Cortejo Alegórico da Vinha e do Vinho, a decoração das Monstras de Borba com motivos alusivos à festa, as arruadas de Bombos e animações de outros grupos musicais e foi mesmo às freguesias, com a atuação dos Bombalém, no domingo, 9 de Novembro. Ainda a este nível, destaque para as Exposições: “Ciclo do Pão”, no Celeiro da Cultura,realizada em parceria com a Casa da Cultura da Orada e “Memórias de Abril”, da CIMAC, no Mercado Municipal e o Concurso de Poesia Popular que contou com cerca de uma centena de poetas participantes de todo o país.

Quanto a atividades desportivas e em parceria com algumas Associações do Concelho, a Festa contou com provas de Atletismo, Passeios de BTT e Renault 4L,Torneios de Malha, Futebol (Veteranos) e Rugby, provas que movimentaram e trouxeram até Borba centenas de praticantes / participantes.

Esta FESTA só foi possível com a colaboração e empenho de muitas instituições / associações e pessoas que desde o início estiveram envolvidas na sua conceção, preparação, montagem e realização e tudo deram para o sucesso que foi a Festa da Vinha e do Vinho de 2014.

Assim, renovamos os agradecimentos e manifestamos, desde já, a vontade em contar convosco para a edição de 2015.

Bem hajam!

O Presidente da Câmara Municipal