Município de Borba submeteu candidatura ao CLDS – 5G
Atualizado em 04/09/2024O Laboratório Social 5G, designação escolhida, assume-se como um Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração e tem como objetivo promover a inclusão social de grupos vulneráveis, prevenir e combater a exclusão social, particularmente a infantil, quebrando ciclos intergeracionais de pobreza e exclusão social.
Neste novo CLDS, Laboratório Social – 5G, com execução prevista entre 1 de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2028, o Município de Borba assume-se como Entidade Promotora e Coordenadora Local de Parceria, coordenando e gerindo todo o projeto.
Fazem parte deste projeto quatro grandes eixos ou áreas de intervenção:
Eixo 1: Emprego, formação e qualificação;
Eixo 2: Combate à pobreza e à exclusão social das crianças e jovens, promotor de uma efetiva garantia para a infância;
Eixo 3: Promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade;
Eixo 4: Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.
Por forma a rentabilizar recursos e assumindo que a Associação de Desenvolvimento Montes Claros já desempenha inúmeras atividades na área do emprego, formação e qualificação, iremos recorrer à sua parceria, contando com esta Associação como Entidade Local Executora de Ações.
O Plano de Ação foi aprovado em reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS) que decorreu no dia 3 de julho, tendo sido igualmente aprovada a participação da Associação de Desenvolvimento Montes Claros.
Esta operação resulta de um financiamento de 582.400 euros para o período de execução.