Paços do Concelho classificado como Monumento de Interesse Público
Atualizado em 21/10/2022A boa nova chegou hoje pelo Diário da República. A lista do Património Classificado do concelho de Borba está a crescer.
Através da Portaria N.º 724/2022, de 20 de outubro, é classificado como monumento de interesse público (MIP) o Edifício dos Paços do Concelho de Borba.
E que dizer deste Edifício?
Trata-se de uma construção de finais de setecentos, edificada para albergar serviços públicos, integrada num plano mais vasto que procurava urbanizar a zona oriental da vila, fora das muralhas, estando na origem do reordenamento urbano do grande largo que alberga a imponente e monumento nacional, Fonte das Bicas.
O exterior do edifício caracteriza-se pela grande depuração e pelas mansardas da fachada principal, que recordam a arquitetura pombalina.
No interior salientamos o Salão Nobre (antiga Auditório dos Julgamentos), com o teto revestido a painéis evocativos da Justiça, da autoria do pintor Borbense José da Silva Carvalho (1794-95).
No Edifício já funcionaram vários serviços, ao longo do tempo, desde a cadeia, quartel, escola primeira e um açougue e mercado.
Pode ainda visitar o Lagar, agora musealizado, criado em 1915, com a mais moderna tecnologia da época para a preparação do azeite.
Fica o convite. Venha visitar os Paços do Concelho de Borba!