Município de Borba integra 7.º Geração do Programa Escolhas
Atualizado em 04/09/2020A cerimónia de assinatura dos protocolos da 7.ª Geração do Programa Escolhas, do ACM, decorreu na passada quinta-feira, dia 21 de março, no Centro de Congressos de Lisboa, com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.
O evento, que reuniu as equipas dos 103 projetos aprovados para a 7.ª Geração Escolhas, contou ainda com a presença do Alto-Comissário para as Migrações e Coordenador Nacional do Programa Escolhas, Pedro Calado, e da Vogal do Conselho Diretivo do ACM, Romualda Fernandes.
Para esta 7.ª geração do Programa Escolhas, prevê-se envolver 23.883 participantes, 5.795 imigrantes ou descendentes de imigrantes e 4.464 pessoas ciganas.
O Município de Borba, enquanto entidade promotora, centrou a sua candidatura na dinamização comunitária, participação e cidadania. O programa irá abranger participantes diretos e indiretos, sendo que constituem-se como participantes diretos as crianças e jovens entre os 6 e os 25 anos, provenientes de contextos mais vulneráveis, nomeadamente crianças e jovens ciganos(as). Do consórcio fazem parte as seguintes entidades: o Município de Borba enquanto entidade promotora, a Associação de Desenvolvimento Montes Claros que será a entidade com função de gestão e, de acordo com as problemáticas identificadas e os objetivos definidos, são parceiros a Administração Regional de Saúde, ACES – UCC de Borba, a Guarda Nacional Republicana e o Agrupamento Escolar de Borba, que se constituem como pilares fundamentais para que se alcancem os objetivos deste programa.